-
Arquitetos: SV60 Arquitectos
- Área: 18988 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jesús Granada
-
Fabricantes: Cerámica Malpesa, Cortizo, MARAZZI, Porcelanosa Grupo, Signify
Descrição enviada pela equipe de projeto. O entorno é caracterizado por sua heterogeneidade, com edifícios de arquitetura muito diversificada e com variedade usos e tamanhos (escolas, edifícios residenciais de diferentes tipos, áreas verdes, etc.). Da mesma forma, a morfologia urbana em relação à implantação dos edifícios e seus gabaritos é muito diversificada, com alguns exemplos isolados dentro dos lotes, outros alinhados com a via e uma mistura de alturas que criam uma imagem diversificada e heterogênea da região ao redor. A integração do edifício com os espaços do entorno do terreno era um dos objetivos a serem resolvidos com a proposta, criando continuidade morfológica entre a nova construção e os edifícios e espaços públicos adjacentes, considerando também a resolução dos acessos da maneira mais confortável e funcional possível.
O edifício proposto responde à diversidade do entorno com uma volumetria que se adapta aos parâmetros da Norma Municipal de alinhamentos obrigatórios e alturas permitidas. O edifício repousa no terreno como um retângulo em um bloco fechado de altura variável entre 4 e 8 andares e alinhado às vias.
O edifício inteiro opera com uma única entrada da rua que leva a um pátio interno que articula a circulação para as onze escadas. Cada uma delas atende a dois apartamentos por andar com fachadas externas-internas. A estrutura é integrada neste sistema modular permitindo uma disposição adequada dos subsolos para distribuir vagas de estacionamento e circulações, ao mesmo tempo em que permite vagas nos andares superiores de acordo com a distribuição das unidades.
A diversidade na posição das aberturas, terraços e espaços internos em geral procura estabelecer continuidade espacial, estabelecendo relações internas entre habitações e melhorando o desempenho e a eficiência energética dos edifícios.
As tipologias de habitação respondem à otimização das superfícies em relação ao número de dormitórios, permitindo flexibilidade para uma ocupação personalizada para cada grupo de moradores. Uma geometria clara e racional rege toda a distribuição dos ambientes, estrutura, modulação da fachada, etc. Além da funcionalidade das habitações, o programa proposto apresenta uma série de espaços comuns que promovem a convivência. No pátio central, no térreo, foi gerado um grande espaço que serve como um pulmão verde e área de encontro social para os vizinhos. Este espaço é definido por seu acabamento e conteúdo e inclui espaços para pedestres, áreas verdes, uma piscina, áreas sombreadas, áreas de lazer para crianças, etc.
A proposta formaliza as unidades com base em tipologias residenciais contrastantes e eficientes, mas com o desejo de reorganizar os espaços habitacionais para proporcionar uma alta qualidade arquitetônica, espacial e de uso. A tipologia mais recorrente é dividida em duas áreas diferenciadas e independentes, dia (sala e cozinha) e noite (quartos), separadas pelo corredor. Os banheiros e o corredor são dispostos na zona escura da casa, centralizando as instalações verticais e gerando uma faixa central de áreas úmidas.
Todas as tipologias propostas se caracterizam por maximizar a compactação do edifício, otimizando a superfície da fachada. Todos os espaços de vida têm ventilação natural e luz, incluindo a cozinha. Com base nesta organização clara, eficiente e repetido, uma série de melhorias espaciais e funcionais foram possíveis. A sala ocupa sempre uma posição privilegiada, aproveitando ao máximo as esquinas do edifício e permitindo uma dupla orientação, ao mesmo tempo em que sempre está conectada às peças escultóricas que compõem os terraços.